segunda-feira, 11 de março de 2013

Teoria e Técnicas de Antenas - Princípio e Prática - APOSTILA ENGENHARIA

Teoria e Técnicas de Antenas - Princípio e Prática - APOSTILA ENGENHARIA

O crescimento recente do mercado wireless impulsionou as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico da área de telecomunicações. Este é um texto introdutório, que aborda a teoria das antenas utilizando a matemática de forma simplificada e passo a passo. Esta apostila vem suprir a falta de uma obra sobre a teoria das antenas as quais dão suporte aos sistemas de comunicação wireless.vem suprir a falta de uma obra sobre a teoria das antenas as quais dão suporte aos sistemas de comunicação wireless.

Antena é um dispositivo que transforma energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, ou o contrário, isto é, transforma energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, a função da antena é primordial em qualquer comunicação realizada por radiofrequência. A relação entre as potências de emissão e recepção é proporcional e obedece à Fórmula de Friis.

As primeiras antenas, presume-se, foram criadas por Heinrich Hertz, em 1886, com a finalidade de auxiliar no estudo e desenvolvimento das teorias eletromagnéticas.
Hertz pesquisou diversos dispositivos durante a realização de seus experimentos para testar e provar a teoria eletromagnética, proposta pelo matemático e físico James Clerk Maxwell.
As primeiras antenas de que se tem notícia foram produzidas por Hertz. Eram formadas por duas placas de metal conectadas a dois bastões metálicos. Estes dispositivos eram ligados a duas esferas, separadas entre si por uma distância pré-determinada. Nas esferas era adaptada uma bobina, que gerava descargas por centelhamento, e as centelhas, ao atravessarem o espaço entre esferas, produziam ondas eletromagnéticas oscilatórias nos bastões.
Desde as primeiras antenas, no fim do século 19, até a atualidade, os princípios físicos que regem seu projeto e desenvolvimento foram aprimorados, com novas maneiras e tecnologias de se transmitir e receber sinais eletromagnéticos.
As antenas atuais em alguns casos são estruturas de extrema complexidade e importância nas comunicações, sendo talvez para o homem moderno tão importantes quanto foi a descoberta do fogo e a invenção da roda para o desenvolvimento tecnológico humano.

LINKS
SendMayWay
ON
BayFiles
ON
Ziddu
ON
TurboBit
ON
CloudZer
ON

Nenhum comentário:

Postar um comentário