domingo, 9 de setembro de 2012

JERICOACOARA – CE – BRASIL – VIDEOS E DICAS DE VIAGEM

JERICOACOARA – CE – BRASIL – VIDEOS E DICAS DE VIAGEM

Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo. A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4×4 para chegar.

Informações Turísticas: Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas… As ruas são cobertas de areia e as praias extendem-se por quilômetros sem interferências visuais… Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.
Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes Hotéis em jericoacoara para todos os gostos.
A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei federel declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançõu o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários enganjados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.

Localização em América do Sul: Jericoacoara fica a 300 km de Fortaleza capital do estado do Ceará perto da linha do Equador proporcionando um clima estável o ano todo. O Estado do Ceará está localizado na Região Nordeste do Brasil, situando-se no extremo oriental da América Meridional, quase totalmente inserido no “Polígono da Seca”, no semi-árido. Tomando-se por base seus pontos extremos, temos como sendo a seguinte a posição astronômica do seu território: Ponto extremo norte: Ponta de Jericoacoara, a 2º 46’30” de latitude sul.

Jericoacoara tem uma localização geográfica privilegiada: O extremo norte do estado do Ceará, tendo mar tanto à leste como a oeste, sendo portanto um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar, o mesmo ocorrendo com o nascer e o pôr da lua. Para ver o pôr-do-sol, o local mais procurado é uma duna gigantesca localizada do lado oeste da vila, conhecida como Duna do pôr-do-sol. Já é tradição em Jericoacoara, acontecer uma roda de Capoeira na praia, todos os dias após o pôr-do-sol.

Como Chegar a Jericoacoara – Meios de transporte

Aeroporto de Fortaleza: O “Aeroporto Internacional Pinto Martins” fica a 317 Km de Jericoacoara no Estado do Ceará. Pelo aeroporto passam anualmente 2,5 milhões de passageiros por ano e é considerado um dos mais modernos do Brasil.
Viagem Internacional da Europa: A TAP oferece vôos para Fortaleza a partir de Lisboa. Outras empresas oferecem outros vôos para Fortaleza mas, generalmente fazem escalas em São Paulo ou Rio de Janeiro. TAP, Cabo Verde Airlines e TAM (a TAM opera em conjunto com a American Airlines e com United Airlines) Na alta temporada é possível também aproveitar Cherters> Air Italy (Verona), Livingston (Milão), Volare Air Lines (Milão), Travel Service (Praga), TUI Airlines (Amsterdan), Fisher – Air Polska (Varsóvia) e FinAir (Finlândia)

Viagem Internacional dos EEUU: A TAM oferece vários vôos decolando de Nova Iorque ou Miami. Agora também temos vôos vindo de Atlanta direto a Fortaleza.

Viagem Domestico chegando em Fortaleza: Se você já está no Brasil e vai pegar algum vôo de uma outra cidade, existem companhías como a GOL, VARIG, TAN, OCEAN AIR, BRA, e TAF que também operam vôos para a maioria dos aeroportos brasileiros. Cias. que operam vôos charters nacionais: BRA, TAF
Existe também uma vasta rede rodoviária no Brasil. Entretanto lembre-se que as distâncias são muito longas e dependendo de onde você estiver pode demorar muito para chegar até Fortaleza de carro ou de ônibus.

Rota das Emoções: Aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções que envolve paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA); e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
A idéia foi lançada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, dos três Estados e conta atualmente com a parceria do Ministério do Turismo, dos governos estaduais e das prefeituras municipais. Este ano, a Rota das Emoções foi escolhida como o melhor destino turístico do país pelo Ministério do Turismo.
A região possui atrativos relevantes para o turismo nacional e internacional como os Lençóis, o Delta de Parnaíba e Jijoca de Jericoacoara, permitindo o desenvolvimento de diversos segmentos de turismo, como sol e praia, ecoturismo, aventura, cultural, etc.
Parte dessas áreas está inserida em Unidades de Conservação, o que denota a alta atratividade e reforça a necessidade de desenvolver o turismo de forma planejada. A proteção dessa paisagem natural é o principal objetivo.

Esportes: Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jericoacoara e Preá. Os bons ventos e as condições geográficas do local são as mais procuradas para a prática de windsurf e kitsurf, além de outros esportes que necessitam do vento para aumentar a emoção.
Equipamentos de windsurf e kitesurf são alugados em Jeri, que também conta várias escolas que oferecem aulas instrutores certificados pelo IKO nas praias de Jericoacoara, Guriú e Prea (todas bem próximas e com características variadas).
Jeri também oferece serviços de guarderias para aqueles que levam equipamentos próprios. O esporte pode ser praticado tanto no mar, que oferece ainda boas ondas para os surfistas, quanto na Lagoa de Jijoca. Outros esportes que bem ganhando espaço em Jeri são o Sandboard e a Capoeira, este último muito procurado pelos turistas que querem levar um pouquinho de cultura brasileira. Jericoacoara possui grandes dunas e espaços ao ar livre para o deleite dos adeptos dessa modalidade, as dunas de grande altura são locais.

Ecoturismo : Já sabemos que Jericoacoara é um lugar paradisíaco com muitos pontos turísticos importantes que não podemos deixar de conhecer, para felicidade dos turistas, os principais pontos da região ficam muito próximo entre si, alguns locais são ótimos para aproveitar e conhecê-los juntamente com uma agradável caminhada, é o caso de um dos cartões postais mais famosos do Ceará “A Pedra Furada”, um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo. Em julho, os turistas que visitam a localidade observam o sol se pondo do outro lado do “furo”, que a erosão esculpiu no meio da rocha. A Pedra Furada pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal. São cerca de 3 km até o atrativo. No percurso, os guias orientam os turistas a respeito de outras pedras famosas existentes no local, como a da Tartaruga e a do Jacaré. Não deixe de parar para um refrescante banho de mar. Outra opção para conhecer, é o caminho através do Serrote que, no inverno, fica tudo verde quando contrastando com o azulado do mar cria uma paisagem indescritível. Do outro lado da vila emcontra-se a “Duna Pôr do Sol” que tem uma característica particular, tanto no amanhecer como no entardecer, da para apreciar o sol deita-se no mar, um espetáculo que os turitas adoram desde o mais alto da duna. Isso acontece, pois Jericoacoara é peninsular, uma característica única no Brasil continental.

Passeios: No percurso desde Jijoca a Jericoacoara (uns 25km), você vai experimentar seu primeiro passeio, pois a vila de Jericoacoara se encontra localizada dentro do Parque Nacional onde não é permitida a construção de estradas. Neste tramo feito em veículos 4×4 poderá apreciar um pouquinho da extensa beleza do lugar. Já na vila existe uma Associação de Bugueiros com preços acessíveis e motoristas treinados e cadastrados, alem de algumas agências que organizam passeio em quadriciclos.
Outra opção mais ecológica é o passeio de Cavalo até o mangue seco para conhecer com calma as belezas da paisagem. Caminho a Tatajuba não deixe de conhecer o reduto dos cavalos marinhos.
Para atravessar o braço do rio Guriú, existem pequenos barcos que levam os bugues em poucos minutos. Aproveite estes passeios de forma responsável cuidando do ecossistema frágil que foi criado através dos anos.
Entre os pontos mais procurados tem, Tatajuba, Mangue Seco e Rio Guriú, Lagoa do Paraíso e Lagoa azul, Lagoa do pinguela, além dos diversos paisagens como, restinga, dunas, tabuleiro, manguezal, gramados, praias e serrote, que abrigam a mais de 38 famílias de aves, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário