Uma carta comercial é um documento escrito, trocado por empresas entre si ou com seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou encerrar transações
A Carta Comercial é um meio de comunicação muito utilizado na indústria e no comércio, e tem por o objetivo iniciar, manter e encerrar transações.
É a comunicação escrita, acondicionada em envelope (ou semelhante) e endereçada a uma ou várias pessoas, enviada pelo correio. Ultimamente, cartas comerciais também são enviadas por fax ou e-mail.
Características DA Carta Comercial
O papel para uso dela é em geral, timbrado, no alto, com o nome e especialidade da firma.
Logo abaixo e a direita do timbre, deve estar o nome da localidade e a data.
O nome e o endereço do destinatário ficam à esquerda do papel, abaixo da epígrafe (localidade e data).
Abaixo do endereço, com espaços intermediário, vem a invocação, que deve ser impessoal (prezado(s) Sr(s), Senhor Presidente, etc.).
O texto deve ocupar o centro das folhas e ser redigido com clareza e concisão.
O fecho é em geral imutável e consta de votos de amizade e de respeito (ex: Atenciosamente, Respeitosamente).
Toda correspondência comercial deve ser datilografada com cópia, ou manter o arquivo no computador.
A margem esquerda será mais larga que a direita.
Pode conter exposição de assunto na referência.
Pode conter iniciais de quem redigiu e de quem digitou e/ou datilografou.
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