quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

APRENDA A FAZER UMA BOA CAIPIRINHA - VIDEO AULA

APRENDA A FAZER UMA BOA CAIPIRINHA - VIDEO AULA


Aprenda nesta video aula como fazer uma boa caipirinha, se você seguir todos os passos da video aula fazer uma boa caipirinha acaba se tornando muito facil!
A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça ou vinho, limão-taiti não descascado (ou outra lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares , restaurantes, casas noturnas.
Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes têm quantidades irregulares e não se misturam perfeitamente, o que complica fazer uma boa divisão.


Há muitas histórias sobre sua origem, porém em todas é de consenso de que a caipirinha foi inventada no interior do estado de São Paulo, sendo precisada na cidade de Piracicaba na versão acadêmica.
A versão mais popularmente conhecida é uma que começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola.

Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para reduzir a acidez do limão. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça).

Tal versão mitificada, embora não seja inteiramente precisa, condiz com as versões acadêmicas da história, nas historiadores da alimentação apresentam uma versão bastante similar, porém datando de um periodo anterior.

Para os historiadores, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo, durante o século 19, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região. A Capirinha em seus primeiros dias era vista como um substituto local de boa qualidade ao Whisky e ao Vinho importado, sendo a bebida a ser servida em coquetéis da alta classe de fazendeiros, vendas de gado e eventos de grande notoriedade.
Dessa origem de alta classe, a caipirinha logo passou para o gosto popular, devido ao baixo preço de seus ingredientes, popularizando-se por todo o estado e se tornando a bebida-simbolo de São Paulo no século 19. No inicio do século 20, na década de 1930, já era possível encontra-la em outros estados, especialmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário