quarta-feira, 29 de maio de 2013

FORMIGAS VENENOSAS - CURIOSIDADES

FORMIGAS VENENOSAS - CURIOSIDADES, CONFIRA VÁRIAS CURIOSIDADES SOBRE FORMIGAS VENENOSAS
formiga-venenosa 
Myrmecia pilosula, o verdadeiro diabo-da-tasmâmia? 
Ao contrário do que muitos podem pensar, alguns dos ferrões mais dolorosos do mundo dos insetos pertencem as formigas, apesar da fama ficar com abelhas e vespas.
Se você já teve um encontro com a formiga lava-pés e achou desagradável, aqui vão 3 bichinhos para passar bem longe.

formiga-venenosa-03
Imagem: April Nobile (AntWeb)
Pogonomyrmex maricopa é uma das formigas mais comuns do Arizona (E.U.A) e é considerada o inseto mais venenoso do mundo.
O veneno contido na picada desta formiga é equivalente ao de doze picadas de abelha. O processo da picada é efetuado em duas partes em que a formiga morde e segura com suas mandíbulas e aplica o ferrão. Esse método permite que ela injete veneno repetidas vezes na mesma região.
Em pessoas alérgicas seu veneno pode provocar a morte.
formiga-venenosa-01
Imagem
A Paraponera clavata (formiga cabo-verde) existe nas florestas tropicais da Nicarágua até o Paraguai e é famosa por seu ferrão.
Sua picada é considerada a mais dolorosa de todos os insetos e ocupa o topo da escala Schmidt de dor (Schmidt Sting Pain Index), sendo descrita como 24 horas ininterruptas de dor intensa.
Em rituais de iniciação de algumas tribos, para atingir a maioridade, um garoto precisa aguentar vinte picadas dessa formiga sem gritar.
formiga-venenosa-02
Imagem
O que seria de uma lista com insetos venenosos se não constasse ao menos um vindo da Austrália?
Myrmecia pilosula é uma formiga encontrada na Austrália e na Tasmânia que, quando adultas, tendem a ser solitárias, apesar de viverem em colônias. São extremamente territoriais e agressivas e lutam com outras da mesma espécie e até mesmo, com as da sua própria colônia.
O veneno dessa formiga está entre os mais potentes do mundo dos insetos e a ferroada provoca inchaço, irritação e febre. Em pessoas alérgicas, pode provocar choque anafilático.
Na Tasmânia ela provoca mais mortes do que aranhas, vespas, cobras e tubarões. Combinados!
Vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário