domingo, 21 de março de 2010

30 dicas de Photoshop

Trabalhando de forma mais eficiente

01- Os recursos History e Snapshot oferecem muitos novos efeitos de edição de imagem e criam uma rede útil e segura. Quando você fecha o arquivo, todo o History e os Snapshots são perdidos.

02- Pequenas mudanças para grandes TIFFs: As versões mais antigas tinham a opção Quick Edit para abrir pequenas partes dos arquivos TIFF em vez de abri-las por inteiro. Isso agora foi substituído por plug-in no Photoshop 5 no arquivo Goodies da versão 5.5.

03- Arrastando Layers: Você acha difícil posicionar layers e seleções de maneira precisa? Usando as teclas das setas você pode arrastá-las para onde quiser pixel por pixel. Precione a tecla Shift e os layer poderão ser movimentados em 10 em 10 pixels.

04- Options instantâneas: Para mudar i setting das ferramentas, você precisa encontrar e/ou abrir a paleta Options. Esse meio é o mais rápido do que o menu Windows, basta um clique duplo na ferramenta para mostrar ou ativar a paleta.

05- Limpando o clutter: Não importa o quanto você é cuidadosa para arrumar a paleta; ela sempre acaba cobrindo partes da imagem. Pressione a tecla Tab para escondê-las completamente e pressione novamente a mesma tecla para que a paleta volte a aparecer. Use os comando Shift-Tab se quiser que a paleta Tool permaneça visível.

06- Não se irrite: Quando você aproxima uma marca de seleção ou corte as bordas de uma imagem, o Photoshoop tenta fazer a marca coincidir com a borda. Isso pode ser uma chateação, para evitar esse comportamento, pressione a tecla Ctrl enquanto faz o arraste.

07- Guides úteis: O Photoshop oferece Guides para um alinhamento preciso. Dispense os Rulers (Ctrl+R permite alternar entre aberto e fechado) e Ctrl+drag seleciona para movê-las.

08- A imagem inteira: As vazes você precisa voltar atrás e esconder toda a sugeira da tela para só então ver a sua imagem. Pressione a tecla F para mostrar a imagem full-screen; pressione F novamente para esconder a barra de menu; e pressione ela pela 3ª vez para retornar o modo normal.

09- Controle de Zoom: Use o Zoom-in/ zoom-out na paleta do Navigator de ambos os lados do controle de Zoom para ultilizar as facilidades do Photoshop Zoom ou de um clique duplo no item Zoom percentage e digite uma nova opção.

10- Zoom rápidos: Faça a imagem caber na tela utilizando o Ctrl+0 ou se você quiser ver a imagem no tamanho real (100%) de um clique duplo na ferramenta Zoom. Não precione o Ctrl+1 porque isso aciona o display para cyan ou red channel.

11- Automatização: As Actions do Photoshop podem ser combinadas com a opção em uso no submenu automático no menu File para ajudar a converter e otimizar todos os folders cheios de imagens.

12- Economizando espaço na tela: AS paletas do Photoshop podem ser combinadas em grupos ou em paletas identificadas (tabbed palettes). Feche uma paleta identificada para separá-la e então, clique na caixa Close para escondê-las todas juntas. AS paletas também podem vão se alinhas uma ao lado da outra.

13- States permanentes: Os status do History do Photoshop são perdidos dos quando você fecha o arquivo. Mas é possível tornar um state permanente selecionando-o e clicando em New Document no menu pop-up da paleta History.

14- Novas janelas: As veses você só pode julgarem detalhe uma mudança quando vê a imagem a uma distância normal. Não fique alterando os níveis de zoom ? em vez disso, abra uma new view (no View menu) em nova ampliação.

15- Sem previews: O Photoshop não deveria produzir thumbnail previews em vez de ícones comuns de arquivo? Se isso não estiver acontecendo, esse recursos pode ter sido desligado para poupar espaço.

16- Tamanho de impressão: Qual o maior tamanho de impressão da sua imagem na resolução atual? Clique e segure o campo info field na parte superior da janela principalmente para uma previa impressão rápida.

17- Resolução: Como saber as resolução necessária para suas imagens? Descubra a freqüência da tela ultilizada pelo seu bureau de impressão e, então, multiplique esse valor pó 1,5 ou 2,0 para encontrar a melhor resolução para suas imagens.

Seleções, Mask e Paths

18- Suavizando parte da seleção: As vezes, você quer suavizar (feather) apenas parte da sua seleção. Para isso, escolha a função Quick Mask, selecione a área que quer suavizar, utilize o Blur e depois volte para o modo normal.

19- Borracha Mágica: O Photoshop 5.5 tem toda uma gama de ferramenta para lidar com fundos (background) indesejáveis. Use o Magic Eraser para clicar em qualquer lugar no fundo para remover qualquer pixel dentro do espaçi determinado.

20- Gama e Cores: A ferramenta Magic Wand do Photoshop é útil, mas as seleções do Color Range são mais sutis, porque selecionam parcialmente os pixels, o que resulta numa seleção de margens menos óbivia.

21- Mascaras ou seleções: O modo Quick Mask do Photoshop é um dos mais úteis. Nele você pode pintar uma mascara e, então voltar para modo normal, onde ela estará pronta e esperando por você como uma seleção.

22- Recuperando seleções: Que pesadelo! Você levou meia hora para criar uma seleção realmente complexa e agora acidentalmente desmarcou tudo. Arrgh! Bem, tudo que você precisa fazer é apertar Shift+Ctrl+D para recuperar o que tinha feito.

23- Modificando seleções: Para adicionar uma seleção, pressione a tecla Shift enquanto arrasta a marque ou ferramenta de seleção que estiver usando.

24- Seleção maiores ou menores: Você pode aumentar ou diminuir a seleção de acordo com o numero de pixels pelo submenu Modify do menu Select. Isso pode ser útil por exemplo, quando você quiser selecionar uma área e depois suavisar (feather) apenas a área determinada (mas você tem que determinar a área antes).

25- Paths e seleções combinando: Os phats podem ser usados para criar seleções no topo da paleta e Paths. Se você clicar na função Option enquanto a seleção esta sendo usada poderá escolher como combinalas.

26- Círculos e quadrados perfeitos: Precione a tecla Shift enquanto cria círculos e quadrados perfeitos com os marquees elíptica e retangular, respectivamente. Pressione Shift Option-Drag para fazer os desenhos a parir do centro.

27- Laço magnético: O Photoshop tem a ferramenta Magnetic Lasso, que é muito útil, mas a partir da versão 5, também existe o Magnetic Pen, muito útil se você quiser criar um path que acompanhe o formato de um objeto.

28- Layer a partir de seleções: Quando você copia e cola uma área de uma imagem, ela é colada como um novo layer, o que é útil para editar seleções de forma não destrutiva. Você pode fazer isso facilmente, basta ultilizar o atalho Ctrl+J (para duplicar a Layer).

29- Dicas de Filtros: A maioria dos filtros do Photoshop oferece um bom controle sobre o efeito que esta sendo utilizado. Você pode obter ainda mais controle após utilizá-los, basta usar a opção Fade no menu Filter para mudar a opacity e utilizar o Blending Mode.

30- Distorção, os fatos: Distortion, Blur e outros filtros produzem efeitos melhores se forem usados repetidas veses com pequenos valores. Você pode utilizar o Ctrl+F para repetir o ultimo filtro que foi ultilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário