sexta-feira, 12 de março de 2010

Tutorial Sobre Emule,Tudo sobre Emule !

1º passo baixar o eMule:

http://emulemorph.sourceforge.net/mo...nload&cid=1 4

Esse é o eMule 0.48a morphXT 10.5
No qual eu uso e tenho minha velocidade no máximo possível da minha internet, recomendo a todos, e todos que baixaram não reclamaram até agora.

2º As configurações:
  • Servidores.
Caso você queira ou precise atualizar sua lista de servidores, entre em um desses links e add aí:
www.server-met.de
www.gruk.org/server.met
www.peerates.net
www.emule-mods.de/?servermet=show


(Se não funcionar, recarregue o site e tente de novo)

Qual o melhor servidor?
O melhor servidor é aquele que tem mais arquivos.
Mas CUIDADO: estão circulando por aí DonkeyServers falsos. Preste atenção no IP do DonkeyServer antes de tentar conectar. O verdadeiro começa com 62. Alguns usuários reclamam que não conseguem conectar, e o problema é que estão tentando conectar no servidor falso, que começa com 72 ou 66.

Não consigo conectar agora, o que eu faço?
No começo é meio que "normal" não conseguir conectar, tente uma vez, se não conseguir não tente várias vezes, isso pode te prejudicar.
  • Preferências
Na parte GERAL -> . Nome do usuário: é aconselhável você indicar em seu nome de usuário que é do Brasil, colocando um BRA, ou como achar melhor. Mais para auto-conhecimento dos outros usuários que estão te enviando e recebendo dados, no meu caso Popz_BRA.

Deixe HABILITADO:
Mostrar eMule ao clicar em link eD2K
Verificar se há uma nova versão (7 dias)
Enable MiniMule

Na parte EXIBIÇÃO ->


Na parte CONEXÃO ->
Se o botão Abrir estas portas no Firewall Interno do WinXP estiver habilitado, clique nele. Se não, então é porque as portas já foram desbloqueadas no Firewall do Windows.
. Limites - Upload Máximo: não é recomendável deixar o limite do Upload no máximo, pois algumas conexões ficam instáveis usando todo o Upload, prejudicando o Download. Procure deixar o Upload sempre um pouco abaixo do limite, com uma folga. Upload é a velocidade que você envia arquivos para outros usuários. Já o Download é a velocidade que você baixa dos outros usuários.
. Porta do Cliente: se você já é usuário antigo do eMule, talvez suas portas em TCP e UDP estejam, respectivamente, 4662 e 4672. Nessa última versão do eMule, quando se roda a primeira vez, ele agora determina portas aleatórias. Isso está sendo usado por causa de provedores de internet que bloqueavam o eMule pela porta, já que todos sabiam a porta que ele usava. Desse modo, fica mais difícil bloquear o eMule. Por isso, se estiverem essas portas antigas, mude para valores aleatórios (números entre 1025 e 65000 no máximo).
. Limites de Conexão/Max.Conexões: Se você navega enquanto utiliza o eMule e o mesmo estiver tendo a navegação comprometida, diminua esse valor até encontrar um adequado que possibilite a visualização das páginas. Se não tiver esse problema, você pode aumentar esse valor para que mais conexões possam ser estabelecidas e conseqüentemente um maior número de fontes possam ser conectadas a ele, aumentando consideravelmente a velocidade de download.

É recomendável deixar correto a velocidade de sua internet no eMule, assim ele pode gerenciar melhor as transferências. Utilize o Assistente para definir sua velocidade de conexão.
OBS: não coloque uma velocidade de conexão extremamente maior da qual você realmente possui. Se você fizer isso, seu eMule pode fazer sua internet cair, pois ele vai tentar abrir muitas conexões para os outros usuários, e sua internet não vai aguentar. Sua velocidade de conexão não é aquela que aparece no Windows, ao lado do relógio. Algumas pessoas configuram o eMule baseadas naquilo, o que não é o correto. Aquela é apenas a velocidade máxima que sua placa de rede suporta.


Na parte SERVIDOR ->



Na parte DIRETÓRIOS->

. Arquivos Completos: não é necessário, mas você pode colocar seus downloads, quando forem terminados, para irem para sua pasta pessoal, para maior facilidade de localização posteriormente. Note que, ao fazer essa alteração e você já tiver arquivos baixados na pasta Incoming padrão, os arquivos irão "sumir" do eMule. Você vai ter que ir até a pasta (C:\Arquivos de programas\eMule\Incoming) e transferir os arquivos lá contidos para a sua nova pasta. Assim nada é perdido.
. Diretórios compartilhados:
Selecione aqui seus arquivos para compartilhar. O melhor não é adicionar tudo o que você tem, mas sim somente seus arquivos que você considera mais importantes, como músicas, vídeos, algumas imagens ou imagens de CDs de jogos e programas. Desse modo, as chances de você compartilhar seus arquivos aumentam.
Não compartilhe milhares de arquivos, senão há uma chance do seu eMule sobrecarregar e ficar lento para fazer downloads e uploads. Isso porque toda vez que você adiciona um arquivo novo para compartilhar, o eMule faz uma checagem e define certos atributos para esse arquivo, e por isso que se você colocar arquivos demais para compartilhar, seu eMule pode travar ou ficar lento. Prefira então compartilhar algumas centenas de arquivos, no máximo. O que importa é qualidade, e não quantidade.
DICA: Se você quiser compartilhar uma pasta toda, incluindo suas subpastas, segure o botão CTRL e clique pasta desejada.
DICA: Se você não sabe aonde fica a sua pasta Meus Documentos, provavelmente ela vai estar em "C:\Documents and settings\usuario\Meus documentos".


Na parte ARQUIVOS ->


. Tentar download das primeiras/últimas partes: se você costuma baixar vídeos (como clipes e filmes) e você gosta de pré-visualizar o arquivo para ver se é o correto mesmo, ative essa opção. Caso contrário, não é necessário ativar (link para mais informações).

Na parte Estatísticas->


Se você costuma ver os gráficos do eMule para ver como anda sua conexão, suas taxas de Downloads, Uploads e até ver a quanto tempo o seu eMule está ligado, deixe mais ou menos as opções como as da figura. Caso contrário, coloque tudo no máximo, para consumir menos memória.

Na parte Messages and Comments->


Em Filtrar Mensagens Contendo, copie e cole esse texto por cima do que já existe:
ZamBoR 2|eMule FX|DI-Emule V.2.0|L33cher Team
Assim, as mensagens com propaganda mais conhecidas serão filtradas e você não vai recebê-las.


Na parte Segurança ->


. Filtro de Servidores...: ative essa opção.
Em Filtro de IP, na parte Atualizar a URL de... , coloque esse endereço: http://www.socine.org.br/files/ipfilter.zip
Clique em Load e espere fazer o download. O tamanho do arquivo tem, mais ou menos, 3MB. Caso trave a transferência, clique em Load de novo que vai continuar de onde parou.
Desse modo, os arquivos e fontes falsos mais conhecidos serão filtrados pelo eMule e você não vai baixá-los por engano.
. Vêem meus arquivos: deixe em Ninguém, pois assim não haverá a possibilidade de ninguém baixar a lista completa dos arquivos que você compartilha. Isso só faz com que sua internet seja usada desnecessariamente.
. Enable Protocol Obfuscation: é importante Ativar essa opção, pois assim, mesmo você tendo ID Baixa, sua velocidade de downloads ainda será boa. Essa é uma nova tecnologia (usada a partir da versão 0.47b) que o eMule está usando para melhorar a velocidade de downloads dos usuários.
. Executar eMule como usuário não previlegiado: deixe Desativado.

Na parte PREFERÊNCIAS ->

. Tamanho do Buffer do arquivo (abaixo): deixe em 256KB, é o recomendável.
. Tamanho da Fila
(abaixo): 5.000 é o recomendável.
. Abrir Links ED2K somento durante funcionamento: desativando essa opção, ao clicar para fazer download num site com links ED2K, o eMule vai ser ligado automaticamente com o download adicionado.
. Ativar Sistema de Crédito: essencial para deixar o eMule com uma boa velocidade de Download.
. Abrir/Fechar portas do Firewall...: importante para quem usa Windows XP. Caso contrário, não é necessário ativar.
. Exibir mais Controles...: um tanto quanto desnecessário para usuários comuns, mas faz com que o eMule especifique melhor o número de pessoas que tem o arquivo e que estão na fila, entre outras opções.
. Gravação segura do arquivo .med/.dat: essa opção é importante, porque garante que o arquivo que você está baixando seja devidamente gravado no seu disco, para posterior continuação do download. O único problema é que faz com que o eMule consuma mais memória. Habilite então a opção Ao desligar se seu computador não tem muita memória RAM (menos de 256MB) ou habilite a opção Sempre se tiver uma boa memória (256MB ou mais), para garantir seus arquivos. Isso também evita futuros problemas de desaparecimento de downloads.


Na parte ARQUIVOS ->


. Tentar download das primeiras/últimas partes: se você costuma baixar vídeos (como clipes e filmes) e você gosta de pré-visualizar o arquivo para ver se é o correto mesmo, ative essa opção. Caso contrário, não é necessário ativar (link para mais informações).

Na parte Estatísticas->


Se você costuma ver os gráficos do eMule para ver como anda sua conexão, suas taxas de Downloads, Uploads e até ver a quanto tempo o seu eMule está ligado, deixe mais ou menos as opções como as da figura. Caso contrário, coloque tudo no máximo, para consumir menos memória.

Na parte Messages and Comments->


Em Filtrar Mensagens Contendo, copie e cole esse texto por cima do que já existe:
ZamBoR 2|eMule FX|DI-Emule V.2.0|L33cher Team
Assim, as mensagens com propaganda mais conhecidas serão filtradas e você não vai recebê-las.


3º Minha ID tá baixa e agora?
Sua ID tá baixa por causa do roteador.
Segue as ajudas


DICA: Se a sua seta de cima sempre está vermelha (o KAD), tente fazer isso (dica retirada do site oficial do eMule):
O eMule automaticamente tenta entrar na rede Kademlia de qualquer cliente compatível que ele encontrar. Se ele não puder conectar, simplesmente vá até o KAD (lá em cima no eMule), clique em Auxílio Externo (a direita) na janela principal do KAD, então conecte a um servidor e inicie um download. O KAD irá conectar pouco tempo depois.

É importante que as setas que circulam o globo estejam verdes, pois assim sua ID estará Alta, que é o certo. Se estiverem vermelhas, você não está conectado ainda. Se estiverem amarelas, você está com ID Baixa. Isso significa que você sempre puxará tudo devagar e vai ficar mais tempo na fila do que o normal.
Só existe ID Alta ou Baixa. Não existe ID "Média".
ID Alta signifca que seu eMule não sofre nenhum tipo de bloqueio e pode fazer conexões com outros usuários livremente. A ID Baixa significa exatamente o contrário.


Se suas setas e sua mulinha estão assim:

Então você está com ID Baixa.

Alguns dos motivos:
- Firewall do Windows XP SP2 e/ou do seu Antivírus (link para ajuda);
- Uso de roteador para compartilhar a internet (link para ajuda);
- Modem roteado para compartilhar a internet ou conectar-se automaticamente sem o uso de discadores;
- Compartilhamento de uma conexão via Windows XP;
- Você possui internet a rádio (após tentando tudo o que for possível e você não conseguir ID Alta, uma coisa que as pessoas com internet a rádio tem feito para conseguir é ligar para o suporte técnico da conexão e solicitar IP Fixo. Eu não sei porquê, mas funciona e consegue-se ID Alta);
- Mais motivos e ajuda aqui.
Não esqueça de que quando você rodar a primeira vez o eMule e você estiver usando Windows XP e/ou tiver um Firewall instalado, este vai perguntar se você deixa o eMule acessar a internet. Por isso não esqueça de escolher Sim/Liberar/Desbloquear.

Para saber se seu modem é roteado ou não e/ou você está numa rede, faça o seguinte:
- Clique em Iniciar - Executar;
- No Windows XP ou 2000, escreva cmd e clique em OK. No Windows 98 ou ME, escreva command e clique em OK;
- Na janela que aparecer, escreva ipconfig, aperte ENTER e observe os resultados.
Se em Endereço IP aparecer algum número que comece com 200 ou 201, seu modem não é roteado. Caso contrário, ele é roteado. Lembre-se que 200 e 201 são valores para quem mora no Brasil. Se você é de outro país, você vai ter que comparar o seu IP com esse site. Se for igual, então seu modem não é roteado.
OBS: Se o teste der negativo, então o que está afetando o seu eMule, com quase total certeza, é problema de Firewall do Windows, ou do Antivírus, ou problema no seu computador. Nada tem a ver com modem. Nesse caso, fuçar é melhor dica que eu posso dar.

Você vai precisar descobrir um modo de liberar as portas que o eMule usa para todos esses itens acima para o seu computador, que são as que estiverem definidas em Preferências-Conexão. Cada modem faz isso de um jeito. Caso seja apenas problema do firewall do Windows ou do Antivírus, as coisas tornam-se mais simples, já que chegar nas configurações desses, dar uma fuçada e desbloquear as portas é muito mais fácil.
Um bom site que explica como desbloquear as portas do eMule e de outros programas em vários modelos de modems e roteadores é o portforward.com. Clique aqui para ir direto na seção do eMule. Aí basta escolher o seu modem (marca e modelo) e seguir as explicações. A lista de modems é grande, então você pode usar o atalho Ctrl+F para facilitar a procura.
Caso você não ache nesse site o seu modem, pergunte em fórums, comunidades específicas no Orkut, no Google, etc. Eu provavelmente não sei como desbloquear as portas do seu modem, porque cada modem difere muito um do outro na parte de configuração, mas do meu eu sei, porque eu pesquisei e me informei na internet.
Outro site bom, similar ao portforward.com e brasileiro, é o abusar.org.

Se a sua internet é a rádio, você pode tentar realizar esse outro procedimento, além do IP Fixo:
- se você mora em prédio e no teste de modem roteado deu positivo, ligue para o suporte técnico e solicite que as portas que o seu eMule usa sejam desbloqueadas para o seu computador. Um simples técnico deles pode fazer isso sem problemas.

Como última tentativa, que às vezes funciona, é fazer o seguinte:
- No eMule, em Preferências-Conexão, altere a porta TCP para 55000 e a UDP para 56000;
- Clique em OK e reinicie o seu eMule.
Se não adiantar, volte com as antigas configurações. Só com algumas conexões funciona.

Não se preocupe muito também se você já quebrou a cabeça demais e não conseguiu ID Alta. O eMule fica mais lento, mas não fica totalmente inútil. Basta ter mais paciência. Você pode também chamar um técnico e pedir para que ele desbloqueie as portas para você.


4º Conhecendo SOBRE o eMule:
- O eMule é um programa que funciona com um Sistema de Créditos, ou seja, quanto mais arquivos você compartilha, mais "pontos" você ganha e mais lugares você "fura" na fila de espera. Isso incentiva os usuários a compartilhar seus arquivos, mesmo depois de acabar de pegá-los. É por isso que o eMule tem de tudo, desde filmes completos a simples músicas. Então, sempre que puder, deixe o eMule ligado simplesmente compartilhando, e compartilhe músicas, vídeos e jogos para haver mais chances de alguém puxar as coisas de você.
- Para mais informações sobre os créditos, clique aqui. 0

Agora vá em Pesquisar :

Em Método, escolha a opção Global (Servidor), pois assim a pesquisa será feita em todos os locais possíveis.
Procure sempre ser específico em suas pesquisas, como por exemplo: se você quer procurar uma música, então em Tipo não esqueça de escolher a opção Áudio.
DICA: Não faça muitos downloads ao mesmo tempo. Faça no máximo uns 10, 15. Isso porque, se muitos downloads forem feitos, você pode ser banido do servidor por sobrecarga e vai ficar um tempo sem conseguir conectar-se a ele. Então, não exagere. Você pode adicionar todos os downloads que quiser e deixar os em excesso PARADOS, para começar depois.
Ao realizar uma pesquisa, uma boa dica é organizar os resultados por Disponibilidade. Assim aparecem em primeiro plano os arquivos que mais usuários tem, podendo ser baixados numa velocidade maior, como mostra a figura ao lado.

Se algum arquivo tem disponibilidade muito baixa (menor do que 20), pode ser que demore muito tempo para ele ser baixado. Sempre opte então por arquivos com muitas fontes (alta disponibilidade). Em outras palavras, quando mais azul, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário