quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Crase - Língua Portuguesa - Trabalho Escolar

 Crase - Língua Portuguesa - Trabalho Escolar

Crase

A crase é um acento gráfico?

Não. A crase não é um acento gráfico. Palavra que em gre-
go significa fusão, ou união, de duas vogais iguais e contíguas. Ao falarmos, é normal acontecerem crases:

Estava aberto o caminho.

Em casos como o do exemplo acima não se registra o sinal gráfico da crase. É que na Língua Portuguesa só se assinalam as crases da preposição a com o artigo a/as; com os pronomes demonstrativos a/as e com a vogal inicial dos pronomes demonstrativos – aquele, aquela, aquilo.
O sinal gráfico que marca a crase (`) chama-se acento grave.


1.  Crase de preposição a + artigo a/as
A regra geral determina que ocorrerá crase:

Se o termo regente exigir a preposição a: chegar a, contrário a.
Se o termo regido aceitar o artigo a/as: a escola, a idéia.

Cheguei à escola.
Sou contrário à idéia de trabalhar em casa.

Mas, se ocorrerem essas duas condições, não haverá crase:

Conheço a escola.

No exemplo acima não ocorre a crase porque falta a primeira condição: o termo regente não exige preposição.

Cheguei a Curitiba.

No caso acima, não ocorre a crase porque falta a segunda condição, ou seja, o termo regido não aceita artigo.





2. Dicas
Há duas dicas simples que ajudam a saber quando ocorre crase:

Substituir a palavra feminina por outra masculina. Se ocorrer a forma ao é sinal de que a crase:

Fui a sala (?).          Fui ao salão

Portanto, o correto é: Fui à sala.

Estavam frente a frente (?).          Estavam lado a lado.

Portanto, o correto é: Estavam frente a frente.

Substituir a preposição a por outras, tais como para, de, em. Se o artigo aparecer é sinal de que ocorreu crase:

Fui a Itália (?).          Fui para a Itália.

Portanto, o correto é: Fui à Itália.

Fui a Cuba (?).          Fui para Cuba.

No exemplo acima o artigo não aparece. Portanto, o correto é: Fui a Cuba.

3. Casos facultativos
Pode ou não ocorrer crase:

Antes de nomes próprios femininos:

Referiu-se à Luísa    ou    Referiu-se a Luísa

Antes de pronomes possessivos femininos:

Referiu-se a tua mãe     ou     Referiu-se à tua mãe

Atenção: nesses e em outros casos semelhantes, as dúvidas também podem ser resolvidas pelas mesmas dicas explicadas no item 2.





4. Crase antes de pronomes
Antes dos pronomes a que, a qual
Ocorre crase se o masculino correspondente for ao que, ao qual

Esta cerveja é superior à que você comprou.
Este vinho é superior ao que você comprou.

Esta é a decisão à qual chegamos.
Este é o ponto ao qual chegamos.

Antes dos pronomes aquele(s), aquela(s), aquilo.
Ocorre crase sempre que o termo regente exigir preposição a:

Fui àquele comício.
Sou avesso àquela idéia.

5. Expressões adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas
Sempre ocorre crase nestas expressões: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente de; à medida que...

Atenção: além dos casos acima, algumas expressões recebem o acento grave, mesmo que não haja a união de duas vogais, ou não ocorra a crase. Este é um recurso normalmente usado para tornar a frase mais clara:

Cortar à faca / vender à vista / bordar à mão

Nenhum comentário:

Postar um comentário