segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dicas E Macetes Para Gravação De Jogos!

Qual é o melhor gravador?

Isso é uma questão de gosto pessoal. Algumas marcas se destacam, como a Pioneer, NEC e Benq. Outras também são muito usadas, como a LG, Samsung e Sony. O importante é que o gravador tenha buffer de proteção para manter constante o fluxo de dados que estão sendo gravados. Igualmente importante é verificar, no site do fabricante, se o seu gravador tem o último firmware disponível para ele. Caso haja, atualize o firmware seguindo RIGOROSAMENTE as instruções. Porém, se você não se considera apto a realizar essa atualização, NÃO A FAÇA: deixe para um técnico ou alguém mais experiente, ou você pode danificar seu drive.

Qual é a melhor mídia?

Novamente, e assim como no caso da escolha do gravador, aqui entra o gosto pessoal. Há muitas marcas no mercado, algumas ótimas, outras nem tanto. Para piorar as coisas, algumas marcas mais famosas estão sendo falsificadas. Para ajudar, o Game Generation tem um tópico que visa discutir este assunto (para acessá-lo, clique aqui). Esse tópico visa principalmente debater mídias em DVD, mas nada impede que se discuta sobre CDs.

Qual é o melhor programa de gravação?

Repetindo: isso depende do seu gosto pessoal. Alguns dos mais indicados são: Nero, Alcohol 120%, DVDDecrypter, ImgBurn, Blindwrite. Recomendo que se pesquise bem no fórum sobre o programa que você pretende usar, pois nem todos são bons para gravar jogos de PS2. Eu, pessoalmente, uso DVDDecrypter para DVDs e Blindwrite para CDs.

Como configurar e usar determinado programa de gravação?

Na seção de tutoriais do Game Generation, você pode encontrar dicas e instruções para os principais programas de gravação. Portanto, basta pesquisar.

Devo usar DVD-R ou DVD+R?

Recomenda-se que se use mídias DVD-R, apesar de alguns usuários usarem DVD+R.

Posso usar mídias regraváveis (CD-RW, DVD-RW) para gravar jogos?

Evite ao máximo usar mídias regraváveis para gravar jogos. Elas possuem baixa reflexibilidade, o que força demais o canhão do PS2. Se muito, pode usá-la apenas para testar jogos ou para rodar programas e arquivos eventuais (atualização de firmware, instalação de aplicativos no Memory Card ou no HD). No entanto, seu uso constante não é recomendável. Além do mais, nem todos consoles lêem mídias RW. Para finalizar, uma simples questão matemática: um DVD-R de boa qualidade custa cerca de R$ 2,00 em média. Não é bem mais barato disperdiçar um disco desses do que ter que trocar o canhão (algo em torno de R$ 300,00)

Qual a velocidade ideal para gravação?

Isso depende da mídia:
Para CDs, a melhor velocidade é a menor possível.
Para DVDs, a melhor velocidade é metade da velocidade da mídia (se ela assim o permitir). Isto é, se a mídia for 4x, grave em 2x; se for 8x, grave em 4x; e assim vai. Os DVDs, em geral, só permitem duas velocidades de gravação: a velocidade máxima e metade deste valor.

A mídia que eu tenho para gravar não tem nenhuma indicação da velocidade máxima dela. Como faço para saber qual é essa velocidade?

Use o ImgBurn ou o DVDDecrypter. Ao reconhecer a mídia, eles coletam várias informações, inclusive a(s) velocidade(s) suportada(s) pela mídia. Com isso, basta configurar o programa para usar a menor velocidade dessa mídia.

Configurei meu programa para gravar em 2x, mas a gravação ocorreu em 4x. Por que?

Alguns programas aparentemente permitem que você determine que se grave numa determinada velocidade. No entanto, essa velocidade é determinada pelo firmware do gravador, em conjunto com as informações captadas na mídia durante o processo de carga da mesma no gravador. Dependendo do gravador, ele só aceita as velocidades suportadas pela mídia. Com isso, e mesmo que se tenha configurado o programa para gravar numa velocidade, a velocidade de gravação pode ser maior ou menor do que a determinada. Por exemplo, se você tentar gravar em 2x uma mídia 8x (com suporte para 4x), o firmware automaticamente configura a gravação para 4x.

Posso usar o computador durante o processo de gravação?

Evite a todo custo usar o PC durante o processo de gravação. O uso do computador implica em compartilhar o acesso ao HD, o que interfere no fluxo constante de dados do mesmo para o gravador. Recomenda-se que evite até mesmo mexer no teclado e no mouse durante a gravação.

Quanto espaço em disco é preciso para gravar um jogo?

Uma boa quantidade de espaço no HD ajuda a evitar a fragmentação da imagem do jogo. Com isso, é possível gravar sem muitas alterações de velocidade, pois o HD tem que fazer poucas procuras pelos trechos da imagem.

Como devo preparar meu PC para a gravação?

Algumas regras devem ser seguidas para uma gravação bem sucedida:

- Feche todo e qualquer programa (mesmo aqueles "adormecidos", que ficam na bandeja do sistema - aquela área ao lado do relógio). Não abra sequer o Windows Explorer. E, durante a gravação, não rode nenhum programa.

- Desconecte-se da internet (mesmo que você não a acesse durante a gravação, pode ser que algum programa faça acesso a ela, como os programas de atualização de anti-virus). Isso significa fechar o eMule, Kazaa ou programas de BitTorrent, entre outros.

- Desligue o descanso de tela (screensaver) e qualquer programa de segurança (anti-virus, firewall, anti-spam, anti-spyware). Não basta colocar para ativar daqui a duas horas: o negócio é desativar mesmo. Se você quer preservar sua tela, é melhor desligar o monitor.

- Desative a opção de economia de energia do seu micro (que desliga o monitor e os discos rígidos). O mesmo que foi dito sobre o screensaver vale para isso: desative mesmo, ao invés de ativar depois de "N" horas.

- Qualquer configuração a ser feita no programa de gravação, faça-a ANTES de começar a gravar, ou NO MÁXIMO, enquanto está carregando o buffer de proteção.

- Uma ou duas vezes por mês, desfragmente o seu HD. Quanto mais fragmentado, maior o tempo de busca das sequencias de dados no HD. Com isso, o fluxo constante de dados fica prejudicado.

Tenho um jogo que não roda mais ou roda muito mal no meu console. Se eu fizer uma nova cópia, ela vai funcionar?

Na maioria das vezes, fazer uma nova cópia baseada num jogo que tem problemas para rodar pode funcionar. Aliás, recomenda-se prestar muita atenção nos jogos que você roda. Se ele demora muito para fazer um load, trava em CGs (cenas pré-gravadas) ou faz muito barulho ao rodar, é melhor mesmo fazer uma nova cópia do jogo. Para isso, crie uma imagem do jogo (seguindo todas as recomendações deste FAQ) e grave essa imagem em mídia de boa qualidade. Uma vez constatado que a nova cópia roda perfeitamente, descarte o disco antigo.

Como sei se a mídia é de boa qualidade?

Além do tópico que temos aqui no Game Generation sobre qualidade de mídias, você mesmo pode testar suas gravações. Para isso, você vai precisar de um programa chamado Nero CD-DVD Speed ( http://www.cdspeed2000.com/ - esse programa também faz parte da suite de gravação Nero), que avalia a qualidade da gravação através de um gráfico que informa a velocidade de leitura e os dados lidos. Quanto mais uniforme o gráfico, melhor é a mídia. Ao fazer o teste, siga as mesmas recomendações feitas neste FAQ para gravação de DVDs. Recomenda-se, também, refazer o teste depois de alguns meses, para ver se a mídia não se degradou.

O que é degradação da mídia?

Algumas mídias, principalmente as de baixa qualidade ou as que foram armazenadas de forma inadequada (sem proteção, com luz, umidade e/ou calor excessivos, etc), podem perder a reflexibilidade ou oxidar, ainda que de forma discreta ou invisível. Procure não usar mídias que apresentam características de degradação, como loads muito demorados, filmes que apresentam lags, retries do canhão, etc. No caso de mídias prensadas, verifique se ela não apresenta manchas na superfície de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário